Usuários, gestores e servidores do SUS-Contagem participaram, no último sábado (30), da 1ª etapa da eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Contagem (CMSC). O CMSC visa garantir a participação direta da população no controle e elaboração de políticas públicas para a gestão da saúde do município.
O assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e representante dos gestores no CMSC, Ronaldo Gontijo, destacou que toda cidade plena tem a obrigação de ter um conselho de saúde para controle social. Ronaldo, ainda, ressaltou que o conselho é fundamental para as discussões das políticas públicas de saúde. “O conselho vota as propostas da área junto ao Ministério da Saúde” e destacou também que o conselho é a forma de trazer a população para a construção das políticas públicas de Contagem. “Observamos que cada vez mais aumenta a participação popular em Contagem”.
O processo eleitoral para a composição do novo CMSC é realizado em duas etapas. Nessa primeira etapa, foi realizada a escolha dos delegados eleitorais. A segunda etapa, já com os delegados escolhidos, corresponde à eleição que ocorrerá no dia 18 de dezembro. O CMSC é composto por 16 conselheiros titulares e 16 conselheiros suplentes.
Eleição dos Delegados
A eleição escolheu os delegados que representarão trabalhadores e usuários dos oitos Distrito Sanitário de Contagem. Cada distrito terá dez (10) delegados titulares e dois suplentes, representando os usuários. Além disso, os trabalhadores elegerão cinco delegados titulares e um suplente.
Não haverá eleição para delegados representantes dos gestores, uma vez que os conselheiros deste segmento serão indicados diretamente pelo gestor municipal de saúde de Contagem.